O primeiro avião que pode voar dia e noite alimentado exclusivamente por
raios solares decolou da Califórnia na sexta-feira para primeira etapa de uma
tentativa de voar através dos Estados Unidos sem o uso de qualquer tipo de
combustível.
O avião movido a energia solar, chamado Solar Impulse,
partiu de San Francisco logo após 6:00 horal local
(13:00 GMT), e era esperado para pousar em Phoenix, Arizona, 19 horas mais tarde na
primeira parada da aeronave no primeiro vôo transcontinental do avião sem usar
combustível.
Os desenvolvedores suíços
por trás do vôo utilizam o projeto como uma forma de demonstrar as oportunidades
apresentadas pelas tecnologias limpas, com o objetivo de voar ao redor do mundo
numa versão de segunda geração da aeronave Solar Impulse HB-SIB atualmente em construção.
O avião tem envergadura de
63 metros – igual à de um Airbus A340 – mas que pesa 1.600 kg, quase o mesmo que um
automóvel médio, de acordo com os desenvolvedores. A energia usada para
impulsionar a aeronave é praticamente igual ao utilizado pelos pioneiros da
aviação dos EUA Orville e Wilbur Wright em seu primeiro voo em 1903, dizem eles.
Com uma velocidade média de cruzeiro de cerca de 55 quilômetros por hora, o
avião está programado para fazer escalas em Dallas e St. Louis antes de seguir
para Washington em junho e completar a missão pousando em Nova York, em junho ou
julho.
A aeronave está sendo
voada pelo psiquiatra e balonista Bertrand Piccard, de nacionalidade suíça, que co-fundou o
projeto com seu compatriota, o empresário Andre Borschberg.
“Você deveria ver isso como se fosse em 1915, quando os pioneiros estavam
tentando fazer esses primeiro voos cruzando todo um país – ainda incapaz de
atravessar o oceano, mas um passo importante para o desenvolvimento da aviação”,
disse Borschberg antes do vôo de sexta-feira, conforme relatado pela BBC
News.
O cockpit apertado tem espaço para apenas uma pessoa, não é aquecido e o
piloto tem que usar uma máscara de oxigênio, devido à falta de
pressurização.
Um vaso sanitário está embutido no assento do solitário cockpit, mas os
desenvolvedores dizem que o piloto deve evitar comer alimentos ricos em fibras
um dia antes do voo, de modo a minimizar a urgência do chamado da natureza
durante o longo trecho no ar.
“É mais difícil e talvez menos confortável do que voar num avião”, disse
Borschberg em março.
Fonte: Tecnologia
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